O Japão é um país localizado no extremo oriente.

O território do Japão é formado por quatro ilhas maiores - Kyushu, Honshu, Shikoku e Hokkaido -, para além de milhares de pequenas ilhas, como o conjunto de ilhas Riukyu, onde se situa a conhecida ilha de Okinawa. Por esta razão, o Japão conta com extenso litoral, banhado a oeste pelo mar do Japão e a leste, pelo oceano Pacífico.

O território descontínuo do Japão ocupa uma área de 372.000 quilómetros quadrados, nos quais vivem cerca de 127,8 milhões de habitantes, a maioria nas pequenas porções de planície litorais que existem no território, quase todo coberto por formações montanhosas (como os Montes Fuji, Aso e Kitagatake), quase todas de origem vulcânica. Esta característica deve-se ao facto de estas ilhas se encontrarem sobre a confluência de várias placas tectónicas, na linha conhecida como "Anel de Fogo do Pacífico". Não é portanto de estranhar que a história deste país esteja cheia de referências a abalos sísmicos e tsunamis (o que, em parte, ajuda a perceber a natureza organizada, metódica e cortês que tão bem caracterizam os japoneses).

Os rios japoneses são curtos e de águas ligeiras. Atingem o mar pouco depois de sua nascente nas montanhas acima e formam geralmente deltas em forma de leque.

O clima do país é do tipo temperado, a norte, com invernos rigorosos e tradicional precipitação de neve. A sul, predomina o clima subtropical, que traz ao território os tufões, pelo menos dois em todos os verões.

Uma das grandes dificuldades japonesas é a escassez de minérios contidos no seu território, o que tem mantido o país sob uma dependência económica de outros países em relação a esse tipo de matérias-primas. Apesar disso, a economia japonesa ocupa um lugar de destaque na economia mundial.